quarta-feira, 9 de maio de 2018

“Contar as Metas” com Sandro William Junqueira

O Agrupamento de Escolas de Freixo recebeu, no âmbito do projeto “Contar as Metas” promovido pelo Grupo Leya, que tem como principais objetivos, desafiar e cativar os alunos a partirem à descoberta dos livros que fazem parte das metas curriculares dos 1º e 2º ciclos, a visita do escritor e ator, Sandro William Junqueira.
A Biblioteca Escolar aderiu a esta iniciativa, com o intuito de fomentar nos nossos alunos, o prazer da leitura e o gosto pelos livros. Os alunos do 5.º ano, através da leitura dinâmica, expressiva e divertida do escritor, fizeram uma viagem inesquecível pelas obras de Virgínia Woolf, “A Viúva e o Papagaio” e o 6ºano ,“Os Piratas” do escritor, Manuel António Pina.
Durante a tarde, a atenção do autor esteve dedicada aos alunos do vários Jardim-de-infância, a quem o escritor fez descobrir “A Cantora Deitada” e “ A Viagem do pequeno MI”, duas das suas obras.
Além da palavra dramatizada ou cantada, o autor interagiu de forma lúdica com os alunos, o que acreditamos tenha contribuído para os motivar a realizarem a leitura integral das várias obras que ficaram a conhecer, através do trabalho didático e divertido proporcionado pelo escritor Sandro William Junqueira.
Acreditamos que todos os envolvidos saíram enriquecidos desta viagem literária.

Sandro William Junqueira

Nasceu em 1974 em Umtali, na Rodésia.
Experimentou a música, escultura, pintura. Foi designer gráfico. Diz poesia e trabalha regularmente como ator e encenador. Leciona expressão dramática. É autor de projetos e ateliês de promoção do livro e da leitura. Publicou ”O Caderno de Algoz”(Caminho, 2009), ”Um Piano para Cavalos Altos”(Caminho e Leya Brasil, 2012). Foi um dos onze escritores da novela policial ”O Caso do Cadáver Esquisito”(Associação Cultural Prado, 2011) e autor de um dos contos da coletânea ”Dez Contos para Ler Sentado”(Caminho, 2012). Em 2012 foi considerado um dos escritores para o futuro pelo semanário Expresso.

Publicou:
O Caderno do Algoz – Caminho 2009; Um Piano para Cavalos Altos – Caminho e Leya Brasil, 2012; No Céu não há Limões – Caminho 2014; (Finalista do Grande Prémio do Romance e Novela da Sociedade Portuguesa de Autores 2015); A Cantora Deitada – Caminho 2015; (Nomeado Melhor Livro Infantil-Juvenil para o Prémio Autores 2016 – SPA); A Grande Viagem do Pequeno Mi – Caminho 2016; Quando as Girafas Baixam o Pescoço – Caminho 2017; Autor do texto para teatro “Os Anjos Tossem Assim” in PANOS, Culturgest – 2014; Contribuiu com um conto para a revista GRANTA – 2014
                                                                                                                                                               


                                                                       
                                                                                                                                                                 IN jornal Terras Manuelinas

                                








Sem comentários:

Enviar um comentário

Vale a pena rever

Dia do Pi na EB Guerra Junqueiro

Para comemorar o Dia do π, dia 14 de março, os alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro puseram mãos à obra e ent...

A mais vista de sempre